sábado, 21 de maio de 2011

Personificação da marca

Para personificar seu novo negócio, Henri utilizou o brasão de sua família que era representado por um ninho de pássaro, o que traduzindo o nome da família, Nestlé, do alemão significa “pequeno ninho”. Assim, fazia a evocação de segurança, maternidade e afeição, natureza e nutrição, família e tradição. Este símbolo continua sendo o elemento principal da identidade corporativa da empresa até os dias de hoje podendo ser identificado em qualquer produto da marca.
A partir do sucesso do seu produto, Henri começou a direcionar esforços para atividade comercial, sendo empreendedor de dia e a noite respondia consultas e mantinha seu relacionamento com farmacêuticos e comerciantes. Rapidamente sua produção crescia e em pouco tempo sua indústria já exportava para outros países da Europa como Alemanha, França e Reino Unido, onde em Londres instalou um escritório que nos seus cinco anos seguintes comandava a exportação para América do sul e Austrália.

Em 1973 a empresa já atendia uma demanda de cinqüenta mil caixas da Farinha Láctea e além da Europa atuava também nos Estados Unidos, Argentina, México e Índias Neerlandesas. No ano seguinte iniciou a produção de um novo produto o que também se tornou um grande sucesso mundial, era este o Condensed Milk, ou Leite Condensado. No ano seguinte, já aos 60 anos de idade, Henri vende a empresa que criará por 1 milhão de francos suíços, uma carruagem e alguns cavalos para três empreendedores da época que com uma boa visão de negócios e conscientes do poder que a marca Nestlé adquirirá, mantiveram seu nome e brasão, fundando assim a Société Anonyme Farine Lactté Henri Nestlé. Em 1898 compraram uma empresa norueguesa de leite condensado, a primeira aquisição fora da Suíça e dois anos mais tarde já possuíam fábricas em solo americano.

2 comentários:

  1. Vemos a importância da marca visual. Este símbolo sem dúvida é certeza de qualidade e satisfação em qualquer lugar do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Grande Marca!!! Não precisa nem de comentários a sua qualidade!!!

    ResponderExcluir