domingo, 29 de maio de 2011

A Nestlé no Brasil

A marca suíça começou sua história no Brasil em 1876, quando iniciou a importação da Farinha Láctea, nove anos após seu lançamento. Mas foi somente em 1921 que a NESTLÉ inaugurou sua primeira fábrica no país, localizada no interior de São Paulo na cidade de Araras, iniciando assim a produção local do leite condensado que estampava a moça leiteira (uma camponesa suíça do século XIX) no rótulo. Sem questionar a opção dos consumidores que identificavam o produto como o leite da moça, a empresa registrou a marca Leite Condensado Moça e o Milkmaid, como era conhecido, ganhou um novo nome no Brasil. Em pouco tempo o Brasil se converteu no maior mercado mundial de leite condensado, posição que mantém até os dias de hoje. Ao passar dos anos a fábrica nacional passou a produzir outros produtos como os leites em pó, Molico e Ninho integral, Farinha Láctea, passou a fabricar também os produtos de formulação infantil como o Nestogeno e o Lactogeno, passou a fabricar também os achocolatados como o Nescau e culinários como o creme de leite, primeiro creme de leite esterilizado do país, se posicionando com vantagem na frente doa cremes de leite fresco, tudo isso até a década de 30.

No final da década de 30 foram implantados os primeiros centros Nestlé de economia doméstica no país, com finalidade de auxiliar e tirar dúvidas das donas de casa e a serviços profissionais.
Em 1956 criou-se o serviço de informações científicas, voltada principalmente para pediatria e nutrição infantil.

Nos anos 60 surgiu o Serviço de Atendimento ao Consumidor, espaço para os clientes darem opiniões sobre o que quiserem dos produtos Nestlé. Ainda nessa década iniciou-se a linha Food Service no país e foi inserida a marca Maggi no mercado. Também foi instalada a fábrica de biscoitos São Luis, o que deu o nome aos biscoitos de São Luiz Nestlé. Essa década também foi marcada por inúmeros lançamentos de produtos importantes no Brasil como o Mucilon, os Ovos de Páscoa Nestlé, o Nescau instantâneo, o ninho integral instantâneo, os chocolates prestígio, os produtos da Maggi e outros da linha de alimentação infantil como os tão importantes leites Nan, antes chamados de Nanon.

Comercial São Luiz Nestlé


Ao passar das décadas as marcas foram se tornando cada vez mais fortes e sempre se acrescentando mais produtos das linhas. Os últimos lançamentos foram as máquinas do Dolce Gusto, parceria da Nestlé com a Arno em 2009, que servem muito mais do que apenas café, mas também cappuccino, café expresso, leite Molico desnatado, etc. O leite moça Light, o Sollys Zero, a água Pureza Vital e o sorvete Alpino em pote.
Em 2010 foi lançada a NESTLÉ FAST, uma linha de bebidas lácteas composta por três sabores (Alpino, Nescau e Neston); linha regular e zero do refresco em pó LA FRUTTA; bombom SUFLAIR; SOPÃO MAGGI INTEGRALLES, e sorvete de iogurte MOLICO YOGO, nas versões Natural e com Calda Frutas Vermelhas.
De primeira mão em 2011, foram lançados o Nescafé capuccino Moça, Molico Fast, Alpino dark com 60% de cacau e outras.



Á nove décadas alimentando os lares dos brasileiros, a maior companhia de nutrição, saúde e bem-estar do mundo mostra que é também sinônimo de inovação, criatividade e ousadia ao investir em estratégias que surpreendem até mesmo suas agências parceiras. Resultado: em 2011, ao completar 90 anos de Brasil, a NESTLÉ foi eleita a Melhor Empresa de Marketing do Ano. A promoção “Nestlé em Ritmo de Prêmios” (que distribuiu calhambeques semelhantes ao de Roberto Carlos, além de outros prêmios), o patrocínio à CBF e à Seleção Brasileira até a Copa de 2014, a série Galera Animal (saga de nove filhotes que defendem o meio ambiente e lutam pela sustentabilidade) exibida na Rede Globo e a roda-gigante nada convencional instalada no evento SWU (Starts with You) foram algumas das ações que fizeram a NESTLÉ se destacar no cenário nacional do marketing.
Não é surpresa nenhuma que depois de tantos lançamentos de sucesso a NESTLÉ tenha se tornado a maior empresa de alimentos do Brasil, que representa o terceiro maior mercado mundial da empresa suíça. Atualmente atua em 17 segmentos de mercado: achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chás, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. No Brasil, a empresa fatura anualmente R$ 17.4 bilhões, conta com aproximadamente 19.000 funcionários, 30 fábricas, onde produz 1.300 itens de 141 marcas, e possui uma rede de distribuição que atinge mais de 1.600 municípios em todo território nacional. Em 2010, a NESTLÉ atingiu a marca de 2.2 bilhões de litros de leite produzidos. Sua rede de fornecedores conta hoje com mais de 48 mil produtores diretos e indiretos, espalhados pelo país. Toda a produção, segundo a empresa, é rastreada desde a coleta na fazenda até o recebimento na fábrica, o que assegura a qualidade do produto final. Além disso, os produtos da marca suíça estão presentes em 98% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada este pela Kantar Worldpanel; e o Serviço de Atendimento ao Consumidor contabiliza aproximadamente um milhão de atendimentos por ano, sendo 53% por e-mail, 45% via telefone e 2% cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário