Após a instalação de sua fabrica de leite condensado na América do norte, a Nestlé adquiri também um forte concorrente, a empresa Anglo Swiss Condensed Milk Company fundada por George e Charles A. Page, cônsul americano em Zurique, até então o maior produtor de leite condensado da América do norte. Com a forte atuação da Nestlé no mercado a concorrência ficou cada vez mais acirrada resultando em 1905 a fusão das empresas dando origem a NESTLÉ and ANGLO-SWISS MILK COMPANY. Esta grande fusão proporcionou uma enorme expansão internacional atuando com grande participação no mercado asiático e depósitos em Cingapura, Bombaim e Hong Kong. A partir desse momento a empresa desenvolve vários outros produtos, sempre no segmento alimentício, gerando também novos negócios. Por seqüência, nas décadas seguintes, a empresa passou a atuar em outros segmentos como o leite em pó, produtos dietéticos, chocolate e café solúvel.
A primeira guerra mundial também serviu como grande alavanca na produção da Nestlé devido ao aumento da demanda de produtos alimentícios atuando principalmente na forma de contratos com o governo. Ao término dos conflitos a Nestlé já havia mais que dobrado sua produção.
Em 1929, o chocolate passou a ser seu segundo produto mais importante, então, com a aquisição de Peter, Cailler, Kohler e Chocolats Suisses S.A., foi criada uma das maiores empresas de chocolate do mundo.
Na década de 30, houve uma superprodução de café e a queda de preço no mercado internacional. O Brasil que era o maior produtor na época entrou numa série de crises, foram destruídas cerca de 65 milhões de sacas de café em apenas 7 anos, foi então que autoridades brasileiras sugeriram a Nestlé, que já tinha participação no mercado brasileiro na produção de leite em pó, desenvolver um tipo de café solúvel. Após 7 anos de pesquisa e com a adição de hidratos de carbono a matéria prima chegou-se ao Nescafé, produto de maior sucesso da empresa.
A segunda guerra mundial também influenciou muito na produção da Nestlé e ao término da guerra a empresa já possuía mais de 40 fábricas espalhadas pelo mundo e mais uma vez dobrava a produção. Foi a época de maior crescimento da empresa, a Nestlé adquiriu a Maggi, grande marca de produtos culinários, e toda a sua linha de produtos, adquiriu a Findus, ingressando no mercado de congelados, adquiriu participação com a Vitel, engarrafadora de água mineral, Libby´s, indústria de conservantes e sucos de frutas e a Stouffer´s, também importante marca em comidas congeladas, tudo num período entre 1947 e 1973. A partir daí, nessa altura, a Nestlé já era uma gigante mundial. Em 1977 a empresa assumiu definitivamente o nome de Nestle S.A. e passou também a atuar no mercado farmacêutico, com a aquisição dos laboratórios Alcon, recentemente vendidos para Novartis por US$ 28.1 bilhões, mercado de cosméticos com a L´Oréal, da qual é acionista desde 1974, e no mercado de alimentos para animais domésticos com a Carnation, adquirida em 1985 e proprietária das marcas Friskies e Alpo.
Em 1988 comprou a italiana Buitoni-Perugina, renomada empresa fabricante de massas e artigos de confeitaria, e também a Rowntree, icônica empresa inglesa de chocolate, café e grãos, caramelos e pastilhas confeitadas, que transformou a NESTLÉ em líder mundial no mercado de chocolates. A década de 90 tem início com novas aquisições, como em 1992 quando comprou a francesa Perrier, tradicional fabricante de águas com gás. Cinco anos depois, torna-se líder de mercado no segmento de águas ao adquirir a italiana San Pellegrino. No seguimento aumentou sua participação no segmento de Petfood, e, em 1998, adquiriu a Spillers Petfoods, fabricante alimentos para cães e gatos. Pouco depois, em 2001, se uniu a tradicional Ralston-Purina para formar a maior empresa de Petcare do mundo.
Com a chegada do novo milênio, a NESTLÉ deu continuidade ao seu processo de expansão, especialmente na América do Norte, com a aquisição da marca de sorvetes Dreyer’s, a empresa Chef America, tradicional fabricante de produtos congelados e mais recentemente a divisão de pizzas congeladas da Kraft Foods na América do Norte. Também recentemente, a empresa inaugurou, ao custou de aproximadamente US$ 46 milhões, o Centro de Excelência em Chocolate em Broc, na Suíça. Esse foi o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento da NESTLÉ inteiramente dedicado ao desenvolvimento de chocolates finos e premium. A novidade combina um time de especialistas da empresa suíça, que incluem cientistas do grão de cacau fino, especialistas sensoriais e chocolatiers, designers de embalagem e especialistas em consumo, com a inspiração artística de um conjunto de chocolatiers independentes como Pierre Marcolini, Tristan Carbonatto e Roger von Rotz.
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