sábado, 28 de maio de 2011

O Marketing da Nestlé e suas campanhas históricas

Uma característica marcante quanto às ações de marketing da Nestlé sem dúvidas é a divulgação em massa que a empresa promove. Sempre vemos mega campanhas muitas vezes de influências globais apresentando a marca. Também pudera, com seu poder e sua participação no mercado mundial, não haveria outra estratégia se não essas divulgações massivas da empresa. O principal canal utilizado é a comunicação televisiva, porém a marca também pode ser vista estampada em mega eventos como a copa do mundo de futebol, aviões de empresas aéreas, aqui no Brasil, patrocinando o rei Roberto Carlos e todos os seus eventos, incluindo o carnaval deste ano, o evento da Fórmula Indy entre outros.



No ano de 2009 o Brasil protagonizou uma das mais famosas e marcantes campanhas publicitárias da empresa, trazendo de volta a mídia, a maior campanha institucional da empresa dos últimos 10 anos, voltada exclusivamente para os chocolates Nestlé intitulada de CHOCOLOVER. Sua principal missão é despertar nos consumidores a vontade de assumir a paixão pelo chocolate. Através do site da empresa, um link direcionava a um hotsite específico que lhe ajudava a descobrir se você era ou não um Chocolover. Por meio da campanha a marca homenageava os amantes do chocolate e além do sucesso absoluto da campanha, para a empresa, foi gratificante perceber, intuir e criar uma expressão que tinha todas as chances de se transformar em sinônimo de forma de expressão a uma paixão total por um produto. Chocolovers se tornou uma expressão tão forte, que recentemente a empresa lançou uma linha de sorvetes com o mesmo nome. A nova linha de picolés, constituída por três sabores elaborados a partir de produtos clássicos da sua linha de chocolates, inclui o Chokito (picolé de sabor baunilha com caramelo e cobertura de chocolate ao leite com flocos de arroz), Prestígio (apresenta uma nova fórmula, deixando o picolé ainda mais cremoso e com sabor marcante de coco) e Diplomata.



Em uma outra grande campanha publicitária a Nestlé resolveu decolar, literalmente, fechando acordo com uma empresa de aviação civil a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Com esse acordo fechado a Nestlé adesivou 15 aviões da companhia com imagens e mensagens da sua linha de chocolates. Os temas escolhidos foram “Eu sou Chocolover”, “Surflair” e "Especialidades". Cada tema estará estampado em cinco aviões da frota da companhia onde também estão previstas ações de marketing dentro das aeronaves com os passageiros.

A escolha dos temas tem um motivo. “Eu sou Chocolover” da campanha Chocolover, valoriza os fãs de chocolate intitulando essa identidade.
A caixa Nestlé Especialidades está presente na vida dos brasileiros a mais de uma década e também está com novidade nas variedades dentro da caixa com o bombom Surflair tablete de 10 gramas, já eleito pelos consumidores como a melhor opção da caixa, sendo também a única empresa de chocolates com um do tipo aerado no mix que ao todo são mais de 13 variedades exclusivas que trazem miniaturas dos melhores chocolates Nestlé como o Alpino, Galak, Prestígio, Chockito, entre outros.
A marca Suflair é sinônimo de inovação e exclusividade quando o assunto é chocolate aerado. A mais recente novidade é o bombom Suflair. Mesclando a leve crocância da casquinha de wafer ao puro chocolate da cobertura, o lançamento surpreende por meio da sensação de derretimento do recheio aerado na boca e agrega um novo formato a uma das marcas de chocolates preferidas no Brasil.

Um comentário:

  1. Estou enviando para a Nestle uma sugestão de um novo alimento:
    o Ninho Condensado ( O Ninho está em alta nas receitas e ainda a empresa não explorou este novo produto . Meu nome é Manoel Dias

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