terça-feira, 24 de maio de 2011

Curiosidades, Nestlé e o Wonka Bar


Os icônicos chocolates Wonka são reais. A história da marca está diretamente ligada a um dos filmes mais fantásticos já produzidos: “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (Willy Wonka and the Chocolate Factory). O filme, baseado no livro do escritor galês Roald Dahl de 1964, estreou nos cinemas em 1971. Em sua nova versão estreou Johnny Depp como um excêntrico milionário dono de uma fábrica de chocolate misteriosa que promove um concurso para encontrar um sucessor para sua empresa. Na primeira edição do filme a empresa Quaker Oats investiu aproximadamente US$ 3 milhões, quase todo o custeio do filme, uma mega operação de marketing para promover a marca Wonka e incluir no mercado barras de chocolate ao leite com esta marca.

O que a Nestlé tem a ver com isso?

Em 1988, a gigante mundial Nestlé S.A, fez aquisição da marca Wonka, destino de muitos que concorriam com a marca. Com a queda da popularidade da marca Wonka, a Nestlé resolveu entrar também com uma mega operação de marketing na promoção da marca. Em 2005 participou ativamente das filmagens da nova versão do filme, estrelada pelo ator Johnny Depp. A empresa suíça foi responsável por todo o chocolate, real e imaginário, utilizado na nova produção. Não bastasse o filme, a Nestlé americana resolveu reproduzir a campanha do excêntrico Willy Wonka, personagem do filme, espalhando cinco tíquetes de ouro, os Golden Tickets, distribuídos nas barras, porém, a Nestlé não buscava um sucessor para a fábrica, mas quem encontrava um Golden Tickets ganhava direito a prêmios em produtos estimados em US$ 10 mil.

A grande estratégia de marketing deu certo e em pouco tempo a Nestlé consegui reposicionar a marca no mercado, relançou os chocolates Wonka com uma nova formulação, semelhante a oura marca própria, o chocolate Crunch. O lançamento foi um sucesso e permitiu inclusive a Nestlé lançar outras linhas de produtos em outros seguimentos como as balas Wonka Nerds sucesso no mercado americano.

Sabemos que a Nestlé tem como uma de suas premissas básicas a valorização do capital humano para a empresa, porém, não sabemos se a empresa manteve o emprego dos "Dumpa Lumpas" de Willy.


4 comentários:

  1. Muito legal essa curiosidade... Parabéns pelas informações publicadas no Blog... Mostrando sempre a grandeza que é a marca Nestlé.

    ResponderExcluir
  2. Impressionante é saber o quanto a marca faz parte da nossa vida, inclusive nos filmes que nos encantavam na infância.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, mas aonde eu consigo comprar este chocolate?
    A Nestlé fabrica, ok... mas não encontrei em lugar algum.
    Nem em sites.
    POxa, a nestlé não pode vendê-los aqui? :(

    ResponderExcluir
  4. Onde posso encontrar no brasil o chocolate ?

    ResponderExcluir